Arrume Seus Livros!!!

12/06/2014 14:59

Você pode organizá-los por…

Gênero:

genero

Esse é o meu jeito preferido, e como eu atualmente organizo a minha estante. Como o nome já diz, dessa maneira você separa os livros de acordo com o gênero, colocando todos aqueles com o mesmo tema juntos. Por exemplo: distopias, romances sobrenaturais, chick-litsnew-adults, clássicos…

Mais usados: Se você tem muitos livros da escola ou faculdade junto com os de ficção, você pode organizá-los de acordo com a frequência de uso, deixando os que você mexe sempre na parte de mais fácil alcance na prateleira (porque ninguém merece ter que escalar a estante para ir trás de um livro em particular).

Cor:

BeFunky_VintageColors_1.jpg

Não é muito prático, mas é um dos jeitos mais bonitos e decorativos, principalmente se você quiser adicionar um pouco de cor ao seu quarto. Dá para ordenar os livros por cores iguais ou fazer cada prateleira como se fosse um arco-íris. Você pode fazer o inverso também: encapar os livros com o mesmo papel de presente para que todos fiquem da mesma cor… mas aí vai ser meio difícil encontrá-los na estante quando você ficar com vontade de ler o seu quote preferido.

Emoções: Uma das opções mais legais, na minha opinião (mas acho que eu não optaria por esse tipo de organização). Ao separar os livros por emoções, você já sabe a qual canto da estante recorrer se um dia quiser ler alguma coisa engraçada, por exemplo. Ou, se tudo o que você quiser for um livro de terror, é só dar uma olhadinha no canto de suspense ou sobrenatural.

Ordem alfabética:

alfabetica

O jeito mais simples e óbvio de arrumar os seus livros, e aquele que faz com que você tenha a impressão de que sua estante é uma livraria de verdade. Dá trabalho colocar tudo em ordem, mas é bem prático para quando você quer encontrar algum livro específico. Você pode organizá-los por sobrenome de autor ou pelo título do livro.

Lidos e não lidos: Eu também divido meus livros assim! No meu quarto, eu tenho prateleiras e uma estante; eu tenho o costume de deixar nas prateleiras os livros que eu já li e na estante eu deixo os livros que ainda não li, organizando tudo por gênero. Mesmo que eu não esqueça o que já foi lido e o que ainda não foi, acho esse tipo de organização bem prática, porque me permite ter uma noção maior das minhas leituras pendentes – e fica mais fácil na hora de escolher um livro, também.

De qualquer jeito:

BeFunky_VintageColors_1.jpg

Dizem por aí que deixar as coisas sempre no mesmo lugar faz mal para memória. Então que tal arrumar seus livros de qualquer jeito, sem uma ordem específica, para exercitar seu cérebro? O único problema é que você talvez demore o dobro do tempo para encontrar um livro… mas é a desculpa perfeita se você não quiser ter muito trabalho.

Ordem cronológica: Legal para organizar livros de história, arte ou design. Mas nada impede que você transfira isso para os livros de ficção, certo?

Por tamanho:

tamanho

Se tem uma coisa que eu não gosto muito é ter dois livros de tamanhos diferentes lado a lado na prateleira! Teve uma época em que eu simplesmente não conseguia deixar meus livros pequenos perto dos grandes, mas hoje em dia eu consegui deixar essa mania de lado.

Por editora: Algumas livrarias utilizam esse sistema de organização, que eu particularmente acho bem útil. Às vezes eu esqueço tudo, menos a editora (o que é meio bizarro, porque geralmente as pessoas não fazem ideia da editora que lançou o livro, mas lembram o título e/ou o autor).

É claro que você não precisa seguir os itens à risca, né? Dá para misturar alguns deles, por exemplo, organizar os livros por gênero e, dentro disso, colocá-los ordem alfabética. Para finalizar, uma foto dos meus livros! É só um pedacinho (tem mais prateleiras em cima, além da estante), mas dá pra ver como os livros estão organizados por gênero: chick-lit, depois YA, embaixo algumas distopias, romances sobrenaturais, clássicos/livros mais sérios e literatura nacional :)

BeFunky_null_1.jpg

Fonte:https://www.mudandodeassunto.com/utilidade-publica-como-organizar-seus-livros-na-estante/

Voltar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contato

Literatura Para O Saber

BOA LEITURA!!! © 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode